Teoria das janelas quebradas na tecnologia

por André de Pádua

Olá pessoal, meu nome é André, criador do Iniciando com Dev.

Hoje eu quero contar uma teoria pra você, ela se chama Teoria da Janela Quebrada.

Vou falar sobre uma teoria que pode ser aplicada na organização dos estudos e ajudar a mantermos o foco no que realmente vale a pena. E se você não faz ideia se você está quebrando janelas, fica até o final para entender.

Essa teoria foi criada por duas pessoas, James Q. Wilson e George Kelling, baseada num estudo desses dois, ela foi criada.

Eles estavam querendo estudar sobre a violência urbana dentro dos bairros periféricos dos EUA no início da década de 80

E eles chegaram a uma conclusão um pouco esquisita mas que tem muito a ver com janelas.

Imagine então que você está andando por uma rua em um bairro qualquer e você vê uma casa e fica observando a janela desta casa

Uma janela perfeita, inteira e sem pedaços quebrados. Você acha ela bonita, vai adiante e segue sua vida.

A tendência é que se as janelas estiverem em bom estado, nós vamos querer conservar elas sempre daquela maneira.

Agora preste atenção com o que acontece com o seu cérebro quando você olha para uma janela que já está toda quebrada.

 

Seja sincero agora pra mim, que lá no seu mais profundo interior você teve vontade de terminar de quebrar ela.. sentar o sarrafo de vez, não é verdade?

Porque as outras já estão todas quebradas

 

E por alguma razão os ambientes desorganizados ativam no ser humano um instinto de manter aquilo como está ou piorar cada vez mais.

 

É igual quando você acabou de fazer faxina na sua casa, a última coisa que você quer é sujar.. o seu instinto naquele momento é manter a situação como está.

 

Achou essa sensação de querer quebrar o resto da janela um pouco estranha?

 

Vem comigo que pode piorar!

 

A primeira teoria que eles criam nós podemos resumir da seguinte forma:

 

Se uma janela de um prédio for quebrada e não for consertada rapidamente a tendência é que passem a jogar pedras nas outras janelas e mais tarde o prédio possa ser invadido por esses vândalos e destruir todo o resto.

 

Veja bem que o impacto disso não é somente nas janelas se nada for feito quando somente uma janela estava quebrada

 

Pra ver essa teoria em prática, imagina uma cidade grande onde tem aquelas janelas enormes cheias de vidrinhos quadrarinhos em galpões

É o exemplo mais perfeito que posso trazer agora.

 

Agora nesse momento você deve estar se perguntando "será que eu faria isso? eu sou uma pessoa que não teria essa vontade de quebrar e sim querer conservar"

Será?

 

Então vamos usar outro exemplo, o de um banheiro.. seja num bar, posto de combustível, no trabalho

Você entra naquele banheiro e está surpreendentemente limpo, cheiroso.. tudo em ordem. Você está fazendo sua necessidade e em algum momento respinga algo cai um pedaço do papel, etc. ..imediatamente a sua reação é tentar limpar pra manter em ordem como já estava.

 

Agora imagina a situação contrária, quando o banheiro já está todo sujo.. xixi pra todo lado, um fedor que ninguém aguenta e você quer sair o mais rápido possível daquele lugar.

A primeira coisa que você faz é fazer de qualquer jeito e vazar logo, dane-se se mijou mais fora do que dentro do vaso.

 

E não pensem que é só homem que faz isso não, tem muito banheiro feminino por aí que minha namorada me conta que é extremamente sujo também.

 

Então se o lugar está organizado e limpo a gente tende a manter assim.. caso contrário, não. E tende a ficar pior

 

Essa teoria acabou virando um livro.

 

E o que diz na teoria desse livro:

 

Consertando as janelas quebradas, restaurando a ordem e reduzindo os crimes nas nossas comunidades

O princípio é simples, arrumando as janelas a tendência é reduzir a violência de forma geral.

 

Mas beleza, até aqui só um bla bla bla e historinha e a pergunta é: O QUE ISSO TEM A VER COM TECNOLOGIA? Onde tu quer chegar André? Me ajuda entender

 

Quando você começou a aprender a programar você não tinha conhecimento suficiente. E se você está vendo esse vídeo, você esbarrou aqui em mim

Assim como já deve ter visto e vê vários outros canais de tecnologia pra aprender.

 

E foi juntando um pouco de cada conteúdo, e naquela ansiedade de começar aprender logo foi colocando foco em aprender pedaços de qualquer coisa.

 

Quis aprender sobre a linguagem modinha.. quis estudar um pouco sobre o framework que te abstrai tudo o que precisaria saber antes de usar ele..

Foi pulando etapas, não quis aprender algoritmos e lógica pq acha que isso hoje em dia nem é mais necessário.. pq o mercado está aquecido e precisa logo estar "formado" pra conseguir um trabalho na área...

Daí assiste um vídeo que um fala que JavaScript é melhor que Java.. que PHP não presta, daí tava na metade dos estudos com PHP ou Java e resolveu trocar

pra Python pq viu outro vídeo dizendo ser o futuro. Começa um curso de um, curso de outro e seus estudos viraram uma bagunça sem fim.

 

Você não sabe mais onde focar e como se organizar, com tanta coisa que foi acumulando e mudando de ideia.

 

E qual a tendência disso? Pois é, que você continue fazendo isso sempre e estudando de forma bagunçada.

 

Você sabe que está bagunçado e prejudicando seu foco e aprendizado e a tendência é deixar isso mais bagunçado

 

Daqui a pouco surge uma nova tendência de linguagem, você vai lá e corre querer aprender porque tá todo mundo falando.

E deixa de estar se aprimorando no que está mais sólido no mercado e que possui oportunidades

 

Então é esse o ponto que eu quero chegar com a teoria da janela quebrada. Pois ela se aplica demais pra esse cenário de quem está fazendo isso.

E não pense que é só quem está iniciando, tem muita gente antiga na área que também faz isso.

 

Mas sempre é tempo pra se organizar, criar uma rotina e plano de estudos. Focar em uma linguagem, aprender as teorias por trás daquilo que está querendo aprender

Mas calma, não precisa arrancar a janela inteira. Não vai abandonar tudo o que já viu, fez e aprendeu até aqui. Use isso agora a seu favor e vai perder menos tempo.

 

Então se isso fez sentido pra você e notou que está fazendo isso. Bora se organizar e orbservar o quanto você já aprendeu de uma linguagem

Que nível você se considera nela e se é capaz de passar num processo seletivo.. se tem coisas que você percebeu serem descartáveis pro momento, tentar entender o motivo de ter iniciado aquilo

Faz essa análise, anota tudo, organiza.. cria um plano e deixa tudo bem certinho e aí sim volta a focar nos estudos conforme suas prioridades.

 

Acho que a ideia pra passar pra vocês era isso, eu vejo muita gente perdida e querendo atirar pra todo lado e achei que seria interessante trazer esse ponto de vista.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar